domingo, novembro 16, 2003

SAUDAÇÕES!

Bom, eu estou muito feliz por encontrar resmungos assim rápido , e eh por isso que volto a postar rápido também.
Meio cançada de ler o Saramago, que eu disse pra vcs no post anterior, mas muito, muito, muito feliz de ter lido o livro, e ateh me sentindo meio vazia sem ter nada pra ler, já que o livro me fez tão bem em uma semana não tão boa para mim, resolvi pegar alguml ivro, porém fácil e curto.
Havia passado um documentário sobre o Monteiro Lobato na TV, e eu assiti .... gostei de tudo, e acabei ficando morrendo de vontade de ler um livro dele... especificamente "reinações de narizinho", que li na quarta série.
Foi nesse momento que começou

minha expedição ao armário de livros

Lembrava da capa do livro: branca, com desenhos amarelos e era tipo deitado, não de pé, tipo formato paisagem. Mas nem isso me adiantou para achar o livro. Se bem que me recordo agora de que talvez o meu fosse emprestado.
O armário de livros aqui de casa realmente tem muitos livros, além é claro dos enfeites de natal, das revistas Veja bem antigas, dos livros de elétrica do meu pai, os didáticos da minha mãe, da sacola de roupas de bonecas (minha!!!) ...

Tem muita coisa naquele armário, mais conhecido como armário amarelo, mas na sua maioria são livros. Uma parte são para os livros infantis... e foi lah que eu fui. "meu sapato novo", "a história da escrita", "o macaco levado", "branca de neve", "Pequeno príncipe", ... , ... , Pequeno príncipe?? imediatamente lembrei da Mari, que escreveu outro dia trechos desse livro... e eu não pude deixar de separa-lo.
Logo minha mãe aparece:
- Bia, o que vc tah fazendo aih? (já era de noite)
- Tô procurando o livro da Narizinho mãe!

Olha só essa cena: eu e minha mãe revirando o armário atrás do livro da Narizinho!
Achamos o do Minotauro, o de fábulas, e e ateh "Emília no país da gramática", mas eu queria era o "Reinações de Narizinho". Não achamos, talvez por q ele fosse na época realmente emprestado, e eu me contentei com o "Pequeno Príncipe".

Fui deitar toda feliz, abri o livro e comecei a ler. Acabei ele hj a tarde, depois de uma bela cesta, não havia melhor momento pra eu refletir.
O que me chamou atenção eh que a mensagem do livro, ou melhor, uma delas, é praticamente a mesma que a do Saramago! Com uma maneira extremamente diferente de escrever, para um público bem diferente também, citou a raposa:


"O essencial é invisível para os olhos"

Pois eu acho que vcs são capazes de refletir sobre isso sozinhos. Mas se quizerem citações do livro que exemplificam, aih vai para aqueles que sabem da história : "As estrelas são belas por causa de uma flor que não se vê." ou "O que torna belo o deserto, disse o princepezinho, é que ele esconde um poço nalgum lugar".

Não vou citar a parte que falam dos amigos, ou a parte que a rapoza explica a importância de ser cativada, por que a mari já fez isso por nós no blog dela, mas tem uma parte legal, ideal pra aqueles momentos que refletimos se realmente vale a pena gostar das pessoas já q isso vai acabar provocando lágrimas."é tão misterioso o país das lágrimas". Não dá pra por o trecho pq não vai dar pra entender... as eu explico:
A raposa ia chorar com a partida do Príncipe, e ele diz que a culpa eh da rapoza, que pediu pra ser
cativada, mas ela disse que mesmo assim saía no lucro,
pq ainda teria os campos de trigo.
Ela já tinha dito, que os cabelos dele a lembravam os campos de trigo,
e por causa disso os campos passaram a ter um significado especial,. Antes eram apenas campos de trigo,
mas agora a traziam lembranças do amigo.


Tem muita coisa boa nesse livro, ele me cativou. Antes era só um livro, aih na quarta série eu o li, e ele me cativou, tanto que hj eu li ele de novo, e é como se ele tivesse se tornado responsável por mim, e voltou para me ensinar mais coisinhas.
Tu te torna eternamente responsável por aquilo que cativas

Sem comentários: