terça-feira, janeiro 20, 2004

tárrrde

O barulho que me atrapalha a leitura hoje, é um barulho diferente. O silêncio é que é grande o suficiente para fazer tão alto o canto dos passarinhos e as rizadas das crianças vizinhas. Carros tocando um som alto, que de início pareceria ruim, já se adaptam à paisagem da cidade, sendo indispensável, hoje, para sua caracterização, músicas animadas de axé ou sertanejo.
Alguns carros, ou motos que cruzam a cidade de ponta a ponta em segundos, com suas latarias pintadas de branco, amarelo... também compôem o domingo a tarde.
Somos interrompidos de 15 em 15 minutos pela música do sino da igreja, que mesmo sendo gravada acaba sendo um detalhe importante de cidade da cidade de interior que ainda resta. Além é claro de facilitar assuntos entre as comadres Nossa!Mas que hra jah heim? E esse calor ainda!
A movimentação de Taiaçu eh perceptível dentro de casa somente pelos seus ruidos, ou melhor, fora dela, já que o calor tansfere as salas de estar para as calçadas e áreas. O entardecer é acompanhado por dezenas de cachorros que latem preguiçosamente de seus lugares para o latido que ouvem, e nem mesmo sabem de onde vêm.
Famílias ficam acomodadas nas cadeiras confortáveis de plástico ou na sarjeta, comento torta de liquidifcador, tomando tubaína, cerveja e conversando com os vizinhos.Comprimentam passantes conhecidos, procuram saber sobre os que naum conhecem, e comentam, bem ou mal, sobre todos eles.
A noite aparece lentamente, assim como as pessoas na praça, me questiono algumas vezes se são os moradores que acompanham a noite ou se aqui acontece o contrário.
Logo, quando turmas estiverem sentadas nos bancos de costume, e , asssim, o entardecer se completado, as horas serão consumidas rapidamente por papos furados sorvetes, vacas pretas, lanches de 1,50 , 2, 00 reais.
Só então, aparece o vento gelado, que anuncia a madrugada, chegando tão cedo que quem já está deitado, ainda sem dormir, acompanha o ritmo lento dos passos de quem volta para casa.








texto escrito domingo, q guardei pra postar aki
ainda estou em taia, agora especificamente em jabutucabal. um beijo a todos

Sem comentários: